Em português: Pandemia de Coronavírus: Precisamos de acabar com o capitalismo mais cedo do que mais tarde

O tempo de mobilizar massas para o comunismo é agora.

“A maioria de nós vive em um pequeno quarto com dez pessoas dormindo em diferentes turnos”, relata um trabalhador do vestuário na Índia. “E a fábrica está a pedir-nos para manter uma distância social de 2 metros!”

As massas estão zangadas e a ficar mais zangadas. Os governantes capitalistas, que controlam o mundo, não conseguem nem mesmo tomar medidas básicas para proteger nossa saúde em meio ao agravamento da pandemia do coronavírus. Sem testes. Sem máscaras. Sem ventiladores. Sem preparativos para hospitais de emergência.

As “soluções” dos chefes são lavagem de mãos e “isolamento social”. Isto é impossível para mais da metade de nós em todo o mundo, especialmente os refugiados e os mais pobres entre os pobres.

Os planos dos capitalistas na Itália e em outros lugares incluem deixar-nos morrer se formos mais velhos ou já tivermos problemas de saúde. Se eles não esperam ser capazes de espremer os seus lucros de nós.

Por outro lado, em grandes fábricas como a Boeing (EUA), eles esperam que os trabalhadores continuem a fazer aviões, mesmo que o coronavírus já tenha atingido os seus colegas de trabalho, para tentar conter as suas perdas e manter a Boeing a flutuar para as suas necessidades de guerra.

Este sistema capitalista tem de desaparecer! Temos de acabar com isto! Precisamos do comunismo, e quanto mais cedo melhor.

Na sociedade comunista, os trabalhadores serão organizados para tomar decisões que vão ao encontro das necessidades das massas. Sem patrões, sem lucros, sem fronteiras, sem dinheiro ou mercados.

Estaríamos preparados para epidemias e outras emergências com estoques de suprimentos de emergência. Teríamos uma infra-estrutura de saúde de alta qualidade para todos. Quando uma crise se instala, largamos tudo para produzir o que é mais necessário. Organizar-nos-íamos para conseguir para todos o que precisam: protecção, cuidados de saúde, alimentação, abrigo, ligação social, tudo.

Um enorme Partido Comunista Internacional dos Trabalhadores – aberto a todos que queiram aderir – mobilizaria as massas para fazer tudo isso. Ninguém pagaria por nada.

Combater uma epidemia ou pandemia como o coronavírus ainda envolveria grandes rupturas, mas não viver na rua e passar fome. As pessoas estarão dispostas a fazer os sacrifícios necessários se souberem que a sociedade tem as suas costas.

Em contraste, os capitalistas estão mobilizando seu Estado para impor toque de recolher, quarentenas e lei marcial. Eles estão a espalhar o racismo, a xenofobia e o pânico. Eles temem, com razão, que as massas lhes resistam.

As massas já estão resistindo! Em Chennai, na Índia, cinco mil trabalhadores desafiaram os avisos do governo para não demonstrar. Eles se recusaram a desistir da luta contra as leis fascistas da cidadania. Em Detroit, EUA, motoristas de ônibus saíram em greve exigindo equipamentos de segurança – e venceram.

As massas estão mostrando a solidariedade pela qual precisamos lutar e vencer a sociedade comunista. Em Espanha e Itália, os moradores de apartamentos cantam juntos de suas varandas todas as noites. Em Los Angeles (EUA), as pessoas estão formando redes de apoio para os colegas de trabalho.

Competição Capitalista e Crise

A emergência do coronavírus está a aguçar e a revelar as contradições que sempre existem no coração do capitalismo. Está acelerando a economia dos patrões que entram em recessão e depressão.

Está intensificando o conflito entre imperialistas norte-americanos, chineses e russos: Os governantes chineses estão a mostrar a sua força internacionalmente enquanto as fraquezas dos EUA são expostas. As guerras já estão dizimando a vida de milhões de pessoas. A guerra mundial vai afetar a todos – pior que o coronavírus.

Mais e mais estão vendo os fracassos e as linhas de falha na sociedade capitalista. Tanto na escola capitalista como na saúde pública, no local de trabalho e no meio ambiente.

O comunismo pode criar e prover a educação que realmente precisamos – no lugar do ridículo e divisivo sistema de linha de montagem de doutrinação dos capitalistas.

O comunismo pode criar as condições para que todos nós vivamos vidas saudáveis. Água limpa, comida saudável, moradia digna que fomente a comunidade. Acabou-se o stress no local de trabalho, o vício em drogas, o suicídio desesperado, o terror policial racista. Sem período de racismo. Sem sexismo ou discriminação por idade ou xenofobia. Nada de guerras, nada de refugiados. Verdadeiramente temos um mundo a ganhar!

Este é exactamente o momento para espalhar a discussão sobre porque precisamos do comunismo e como ganhá-lo. Este é o momento de aderir e construir o Partido Comunista Internacional dos Trabalhadores em todos os lugares. Faça circular este folheto pelas mídias sociais e por qualquer outro meio possível. Entre em contato conosco e torne-se parte da solução.

Print Friendly, PDF & Email